O objetivo da Editora Biosfera é levar ao público obras em formato físico e digital, de relevância acadêmica e social, na área do Direito e demais ciências sociais, com enfoque no meio ambiente e na sustentabilidade em sentido amplo, conforme desdobramentos propostos pelos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e Agenda 2030 das Nações Unidas.
A sustentabilidade, enquanto valor, pressupõe o enfrentamento de temas como combate à pobreza e redução da desigualdade, segurança alimentar, igualdade racial e de gênero, qualidade de vida, fontes de energia, mudancas climáticas, trabalho digno, produção e consumo sustentável, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e marinhos, acesso à justiça e instituições eficazes.
O projeto editorial contempla tanto obras técnicas quando obras de caráter acadêmico e teórico-crítico, vontando-se primariamente para pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação, prevendo também publicações específicas de interesse de profissionais das mencionadas áreas, bem como do público em geral, no caso de temáticas de grande repercussão.
As obras publicadas pela Editora Biosfera passam por dois processos de avaliação. A avaliação acadêmica implica submeter os originais a pelo menos um parecerista membro do comitê editorial ou a avaliador ad hoc, que apreciará a qualidade do texto, relevância social e acadêmica do tema, densidade e coerência da fundamentação e profundidade da pesquisa. Já a avaliação editorial contempla critérios técnicos e de viabilidade comercial e editorial.
Nosso patrono se chama Carl Sagan, junto com sua esposa, Ann Druyan e a filha deles, Sasha Sagan.
Boa viagem, nossa órbita em volta do conhecimento está apenas começando!
Érico Lang.
Editor-chefe.
Autora: Jaqueline Rodrigues de Oliveira
Revisão ortográfica: Maria Eduarda Gunther
Projeto gráfico, edição, diagramação, logo design e capa: Érico Lang
206 páginas
ISBN: 978-65-83736-02-4 (físico) - Versão 1.0.1
ISBN: 978-65-83736-03-1 (livro eletrônico - PDF) - Versão 1.0.1
Ano de publicação: 2025
Editora Biosfera.
Sinopse:
"Além das Barreiras: educação ambiental como instrumento de inclusão e justiça social" é uma obra envolvente e necessária que revela como a educação ambiental, quando aliada aos princípios do direito ambiental, pode ser um poderoso catalisador de inclusão para pessoas com deficiência. Com uma abordagem acessível e crítica, a autora nos conduz por marcos históricos, legislações e reflexões que revelam o papel transformador da educação no combate à desigualdade, propondo práticas inclusivas e sustentáveis. A leitura proporciona não apenas conhecimento técnico e jurídico, mas também uma profunda conscientização sobre a importância de garantir o acesso pleno ao meio ambiente para todos. O livro se destaca ao propor estratégias concretas para unir educação ambiental e acessibilidade urbana, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através de uma análise detalhada das leis brasileiras, tratados internacionais e políticas públicas, a autora evidencia como a falta de infraestrutura, a invisibilidade histórica e a carência de conscientização ainda são entraves para a verdadeira inclusão. Assim, a obra mostra que educar é mais do que informar: é um ato político, ético e de justiça social. Mais do que um texto acadêmico, esta é uma leitura transformadora para educadores, juristas, gestores públicos e qualquer cidadão comprometido com um futuro mais justo e sustentável. "Além das Barreiras" nos convida a pensar diferente, agir com empatia e construir coletivamente uma sociedade onde todos tenham voz, espaço e direitos garantidos – inclusive no meio ambiente. Uma leitura indispensável para quem deseja ser parte da mudança.
Autor: Gade Santos de Figueiró
Revisão ortográfica: Maria Eduarda Gunther
Projeto gráfico, edição, diagramação, logo design e capa: Érico Lang
282 páginas
ISBN: 978-65-83736-00-0 (físico)
ISBN: 978-65-83736-01-7 (livro eletrônico - PDF)
Ano de publicação: 2025
Editora Biosfera.
Sinopse:
Fruto da dissertação com o qual o autor obteve o título de Mestre em Direito pela universidade de Caxias do Sul (PPGDIR-UCS) com nota máxima e recomendação de publicação em sua defesa. Assim, este livro enfrenta o tema de relevância inquestionável. São apresentadas nesta obra, detalhada e didaticamente, as bases fundamentais para uma sistematização dos meios de representação conceitual e simbólica, econômica e jurídica, da teoria da Política Ambiental. A abordagem crítica e contemporânea faz deste livro objeto de interesse aos acadêmicos, operadores do direito e, sem dúvida, de todo cidadão que almeja a concretização do artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
Autores: Tiago Domeneghini e Gerson Tadeu Astolfi Vivan
Revisão ortográfica: Maria Eduarda Gunther
Projeto gráfico, edição, diagramação, logo design e capa: Érico Lang
40 páginas
ISBN: 978-65-983328-9-1 (livro eletrônico - PDF)
Ano de publicação: 2025
Editora Biosfera.
Sinopse:
Este artigo se propõe a analisar a criação do Banco Central do Brasil, a edição da Resolução 4.945 que prevê a criação da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), seu vínculo com os conceitos da ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e a forma disciplinar em que o Bacen se utiliza para punir quem descumpre seus normativos.
Os livros possuem o número da versão do arquivo na descrição, confira na última página para confirmar que possui uma cópia atualizada.
Editor-chefe
Érico Lang
Pós-graduado em Direito Público (FURB/SC)
Presidente
Dr. Reginaldo Pereira da Silva (UNOCHAPECÓ/SC)
Vice-presidente
Dr. Cássio Alberto Arend (UNISC/RS)